Notícias 2016
31 de março / 2016 (ZANATTO): Zanatto Soluções Gráficas passa a comercializar soluções de impressão digital Xerox no Brasil
Adair Zanatto e Ricardo Karbage selam a parceria entre Zanatto Soluções Gráficas e Xerox
A Zanatto Soluções Gráficas anunciou que, a partir do último dia 31 de março (quinta-feira), passa a comercializar em todo o Brasil as soluções de impressão digital Xerox.
O anúncio oficial foi feito durante um evento realizado no Senai de Artes Gráficas de Barueri, o qual contou com a equipe diretiva da Zanatto e da Xerox, e com a presença do staff comercial e técnico de ambas as empresas, incluindo os presidentes da Zanatto e Xerox Brasil, Adair Zanatto e Ricardo Karbage, respectivamente.
Com vasta tradição no segmento gráfico e vencedora de diversos prêmios nacionais e internacionais como distribuidora e revenda de tecnologias de pré-impressão, flexografia e impressão, a Zanatto vem investindo, ao longo dos últimos anos em lançar novos produtos, na otimização de sua infraestrutura de logística e distribuição. A partir de sua sede em Curitiba (PR) e de seus escritórios comerciais em São Paulo e Porto Alegre, a empresa atende, hoje, todo o território nacional, contando, em seu portfólio de representadas, com marcas líderes em todo o mundo.
No caso da Xerox, mediante o novo acordo comercial, a Zanatto passa a ser a nova revenda da empresa norte-americana no Brasil para o portfólio que envolve todos os equipamentos de impressão digital de pequeno porte, de média produtividade, de tecnologia de toner eletrofotográfico para alto volume e impressão inkjet.
“A Zanatto é nacionalmente reconhecida pelas marcas líderes que possui entre seus parceiros comerciais. Por isso, agregar a Xerox como um parceiro de alta tecnologia, e líder nos segmentos em que atua, é um grande orgulho para nós”, salientou Adair Zanatto, presidente da Zanatto Soluções Gráficas. “Toda a nossa equipe está muito otimista em ter essa grande parceira entre nosso portfólio de soluções e, certamente, teremos com a marca Xerox o mesmo sucesso que já obtivemos com empresas que são líderes e referências em seus respectivos segmentos.”
“A Zanatto é uma parceira muito importante para o nosso negócio, pois identificamos a necessidade de reforçarmos nossa presença no segmento de Artes Gráficas através de uma revenda que verdadeiramente pertença a este mercado, tenha um bom relacionamento com os principais clientes, conheça suas necessidades e domine seu linguajar, aliando a isto, uma infraestrutura comercial, técnica e financeira”, frisou Marcio Mattos, diretor-executivo para Canais da Xerox do Brasil.
“Quando conhecemos a Zanatto, confirmarmos que a empresa se encaixava nas características do tipo de parceiro que buscamos, e vimos a oportunidade de uma parceria de muito sucesso para ambos os lados. Felizmente, estamos agora dando o pontapé inicial nessa parceria, e nossa expectativa é que a Zanatto passe a ser para o mercado de artes gráficas uma referência para a impressão digital, como já o é para o mercado gráfico convencional”, salientou Luis Iglesias, diretor-executivo para Soluções Gráficas e Contas-chave da Xerox do Brasil para o mercado de Impressão Digital.
20 de janeiro / 2016 (KODAK e ZANATTO): Kodak e Zanatto apresentam tecnologia NX advantage no Senai de Barueri
Robson Esperança (esq) e Mauro Freitas apresentam as novidades do Kodak NX advantage
Palestra, que contou com organização da Kodak e de sua revenda, Zanatto Soluções Gráficas, apresentou recursos e diferenciais da atualização da família KODAK FLEXCEL NX e destacou os benefícios imediatos para convertedores e gráficas de embalagens
A Kodak, em parceria com a revenda Zanatto Soluções Gráficas, lançou oficialmente no Brasil na noite do último dia 27 de janeiro a família NX advantage, uma atualização tecnológica da linha KODAK FLEXCEL NX que traz diversos aprimoramentos, frutos de quase três anos de pesquisas e que envolvem um novo padrão de microrretículas, otimização no uso de tinta, agilidade nos processos e aumento de qualidade visual das embalagens impressas.
As novidades foram apresentadas durante um evento realizado no Senai Barueri, para o qual foram convidados gráficos e convertedores de todo o país, que assistiram a duas apresentações: a primeira, ministrada por Mauro Freitas, gerente comercial na Kodak para os países do Cone Sul no segmento de Embalagens, que mostrou a evolução do portfólio de soluções flexográficas da Kodak e o panorama do mercado Flexográfico no Brasil e no mundo, incluindo tendências e principais desafios; e a segunda, ministrada por Robson Esperança, gerente para soluções em Flexografia da Zanatto, que mostrou a linha evolutiva da tecnologia KODAK FLEXCEL NX desde seu lançamento na Drupa de 2008, até o desenvolvimento da geração NX advantage.
Segundo Mauro, os empresários brasileiros sofrem a pressão da concorrência externa, principalmente de embalagens impressas na China, e, também, devem estar atentos a inovações iminentes, como inserção de recursos para interação com dispositivos móveis (códigos de barras, QR Codes etc.), realidade aumentada, personalização e segmentação, embalagens inteligentes entre outros.
“O segmento precisa se adaptar a essas demandas para se tornar competitivo e aumentar o volume de exportação”, explicou Mauro. “E isso passa por investir em novas técnicas e tecnologias de produção que proporcionem ganhos reais e mensuráveis aos convertedores.”
Alta performance
Destacando os aprimoramentos introduzidos na nova geração NX advantage, Robson Esperança destacou que, desde que foi lançada, em 2008, a tecnologia KODAK FLEXCEL NX estabeleceu um marco para o mercado flexográfico. “Há um antes e um depois da tecnologia Flexcel”, destacou. “Basta ver que a tecnologia foi apresentada na Drupa de 2008 e, até hoje, as empresas não exploram todo seu potencial e suas novidades continuam atuais.”
Segundo Robson, a geração NX advantage resolveu alguns questionamentos que ainda persistiam, após o lançamento do FLEXCEL NX. “Há desafios que obrigam os convertedores e gráficos a se equilibrarem entre otimizar a qualidade e aumentar a produtividade. O que acontecia é que, normalmente, ao mexer em um comprometia-se o outro. Além disso, todo esse processo de adaptação gera custos maiores tanto para convertedores quanto para donos de marca. O NX advantage elimina isso, já que está preparado para trabalhar com qualquer desafio do mercado de Flexografia, sejam os que já existem, como demandas que possam surgir”, disse.
Entre os pontos destacados por Robson estiveram a tecnologia que permite trabalhar com menos consumo de tinta branca ou cores especiais para a obtenção de qualidade superior em relação aos processos convencionais utilizados. “Estou falando de economia de 20 a 30% no consumo da tinta branca, que é a base para se conseguir imagens de qualidade e cores mais vivas e vibrantes”, explicou.
Outro aspecto foi a nova tecnologia Edge Definition que modifica as bordas de áreas sólidas, textos positivos ou negativos, aplicando nessas áreas um padrão diferenciado de microtextura que impede que a tinta se espalhe, garantindo legibilidade e evitando entupimento das áreas ao longo da produção. Esta operação é realizada diretamente pelo sistema KODAK TRENDSETTER NX, sem qualquer alteração do arquivo original ou trabalho adicional do operador de pré-impressão
Base tecnológica
O parâmetro para as novidades da linha NX advantage esteve centrado no desenvolvimento de uma solução intimamente ligada a microrreticulas de superfície, que representou a otimização do padrão Kodak Digicap NX com a criação do Kodak Digicap NX advanced pattern.
Grande parte da inovação da nova tecnologia Digicap NX advanced pattern está na possibilidade de os convertedores escolherem entre no máximo cinco padrões de microrretículas de superfície que melhor se adaptam ao trabalho. Dessa forma, pode-se obter a melhor relação entre distribuição e consumo de tinta e deste modo elimina um dos grandes e aparentemente insolúveis problemas da Flexo conhecido com os microfuros (Pinholes) com real redução no consumo de tinta.
Juntando-se à Digicap NX advanced pattern e NX advantage e Edge Defition, a Kodak anunciou também outra inovação: a tecnologia Kodak Hyperflex, com a qual se torna possível elevar o piso ao redor dos pontos de altas luzes garantido estabilidade, sustentação e resistência mecânica durante o processo de impressão;
Usuários
A Fotograv, que desde 1968 atua no segmento de pré-impressão, flexografia e dry offset, foi pioneira no Brasil na implantação do sistema KODAK FLEXCEL NX. A empresa esteve representada por Geraldo Veiga Fernandes, que não escondeu sua satisfação com a solução Kodak. “Achei tudo fantástico”, disse, após a apresentação da tecnologia NX advantage. “O grande ponto, em minha opinião, fica para o ganho de densidade que se pode conseguir, economizando tinta, sobretudo, o branco. Ou seja, traz vantagens reais que impactam no custo.”
“Desde a primeira vez que usamos a tecnologia da chapa KODAK FLEXCEL NX deu para perceber que havia algo inovador, diferente, em relação aos concorrentes. De cara, já conseguimos aumentar a lineatura sem aumentar custos ou investir em novos equipamentos”, salientou Luiz Antonio de Jesus Stocco, da Valfim.
No Brasil desde 1976, a Valfilm, sediada em Itamonte (MG), faz parte do Valgroup, grupo inglês que é o maior convertedor de matéria-prima do mundo. Atua nos segmentos de embalagens flexíveis envolvendo filmes lisos e impressos.
“A Kodak conseguiu, com o NX advantage, aprimorar o que já era bom. A otimização do branco foi um excelente incremento, pois todo convertedor precisava disso”, acrescentou Stocco.
Outra empresa que compareceu ao lançamento do NX advantage no Brasil foi a Studiolaser, tradicional clicheria sediada em Marília, no interior de São Paulo, e também usuária de sistemas KODAK FLEXCEL NX. “A grande novidade que o NX advantage traz é a tecnologia de proteção de bordas para as fontes em áreas vazadas e textos negativos. Isso é um recurso diferenciado, principalmente, para empresas que trabalham com altas cargas de tinta”, destacou Evandro Benedito Zambuzi, da Studiolaser.
Também tradicional no mercado, a gráfica de embalagens Antilhas esteve presente no evento. Segundo Sidney Tolentino da Silva, a tecnologia KODAK FLEXCEL NX está acima de qualquer outra. “Somos 100% FLEXCEL NX”, disse. “Trata-se de uma tecnologia que une o que há de melhor entre laser e chapa. No caso do NX advantage, há ganhos significativos no gamut de cores, que permitem inclusive que se simule processos de rotogravura, o que é muito interessante.”
Sorteio
Após o evento, houve sorteio de prêmios aos participantes.
Gilmar França, da Leprint, ganhou um espectrofotômetro X-Rite Capture, oferecido pela X-Rite, parceira da Zanatto no Brasil.
Outros participantes ganharam a impressão de trabalhos à sua escolha, utilizando o padrão NX advantage. Foram sorteados: Nivaldo Farias de Moraes e Luiz Antônio de Jesus Stocco, da Valfilm; Sidney Tolentino da Silva, da Antilhas; e Daniele Rizzo de Simoni, da Clicheria Blumenau.
1º de fevereiro / 2016 (KODAK): Kodak NX advantage é lançado oficialmente no Brasil em evento no Senai Barueri
Vantagens e diferenciais da nova tecnologia para o segmento Flexo serão apresentas durante evento realizado no dia 27 de janeiro, das 19h às 22h
No dia 27 de janeiro, quarta-feira, a Kodak e a Zanatto Soluções Gráficas apresentarão, no Senai de Artes Gráficas da cidade de Barueri (SP), as vantagens e tecnologias envolvidas na nova geração de soluções para produção Flexográfica NX advantage.
Durante o evento, que acontece das 19h às 22h, Robson Esperança, especialista em aplicações flexográficas e gerente para soluções de Flexografia da Zanatto, apresentará os desafios e a realidade do mercado dos convertedores de embalagens, novas demandas, e como os novos recursos inseridos na geração NX advantage podem auxiliar os convertedores a obter máxima qualidade em seus processos, com economia de tinta, ganho de tempo e rentabilidade.
Já o time da Kodak mostrará a evolução do portfólio flexográfico da empresa, como a tecnologia NX advantage trabalha, e as evoluções pelas quais o produto passou até chegar ao seu estágio atual.
Digicap NX em nova geração
A geração NX advantage reúne aprimoramentos nas soluções da linha KODAK FLEXCEL NX, estes, frutos de quase dois anos de pesquisas focadas em responder à demanda de convertedores de todo mundo sobre dois itens: como imprimir com ainda mais qualidade, com processos estáveis e previsíveis; e significativa redução no consumo de tinta, contribuindo para ampliação da gama de recursos que beneficiam a toda cadeia produtiva, desde donos de marca, consumidor final e meio ambiente.
Segundo o Dr. John Anderson, diretor mundial para desenvolvimento de negócios e soluções para embalagens flexográficas Kodak, o incremento da nova geração de tecnologias NX advantage demandou um trabalho minucioso e ininterrupto da equipe de desenvolvimento da companhia, que analisou problemas enfrentados por convertedores e como resolvê-los através de uma tecnologia eficiente e que interagisse de modo amigável entre todos os interessados.
O ponto de partida para a criação de um novo parâmetro para a linha NX advantage esteve centrado no desenvolvimento de uma solução intimamente ligada as micros retículas de superfície, a qual representou a otimização do padrão Kodak Digicap NX com a criação do Kodak Digicap NX advanced pattern.
Grande parte da inovação da nova tecnologia Digicap NX advanced pattern está na possibilidade de os convertedores escolherem entre no máximo cinco padrões de micro retículas de superfície que melhor se adaptam ao trabalho. Dessa forma, pode-se obter a melhor relação entre distribuição e consumo de tinta, eliminando os micro furos (problema comum e até então insolúvel na flexografia atual) com real redução no consumo de tinta.
Juntando-se à Digicap NX advanced pattern e NX advantage, a Kodak anunciou também duas outras tecnologias atualizadas: a Kodak Hyperflex, com a qual se torna possível elevar o piso ao redor dos pontos de altas luzes garantido estabilidade, sustentação e resistência durante o processo de impressão; e a Advanced Edge Definition, cuja aplicação é realizada diretamente pelo sistema KODAK TRENDSETTER NX, sem qualquer alteração do arquivo original ou trabalho adicional do operador de pré-impressão. A tecnologia Advanced Edge Definition modifica as bordas de áreas sólidas, em textos positivos ou negativos, aplicando nessas áreas um padrão diferenciado de microtextura que impede que a tinta se espalhe, garantindo legibilidade e evitando entupimento das áreas ao longo da produção.